15 de outubro de 2009

Como é que é possivel?

João de Deus Pinheiro, cabeça-de-lista do PSD por Braga renunciou. O seu anúncio como membro das listas para a assembleia da república já tinha deixado um certo ar de surpresa. Isto é brincar com coisa sérias. É muito fácil justificar a renuncia com "motivos pessoais" e substituir pelo eleito a seguir, será que deixou a ética em Bruxelas?
Existem limites no jogo da politica que devem ser respeitados e só mostra que está a sair da politica activa pela porta mais pequena se não mostra razões válidas para o que fez.

12 de outubro de 2009

Rescaldo

Rui Rio - Renovar uma maioria absoluta com maioria absoluta é elucidativo. O discurso da vitória mostrou o sentido colectivo que nem todos os vencedores têm nessa hora e mostra o tacto para outros momentos na vida politica portuguesa.
Macário Correia - Foram 130 votos mas podia ser só um voto de diferença para dar forma à mudança. Faro poderá reassumir a importância que uma capital de distrito tem o dever de ter.
Intercampus Nestas eleições no último dia saiu uma sondagem a dar empate técnico a Rui Rio vs Elisa Ferreira. No último dia de campanha das Autárquicas d' 2005 saiu uma igual. Os desfechos foram duas maiorias absolutas para Rio. Penso que é patente a desonestidade para com o interesse público
Público Um dos jornais que leio com frequência, no artigo de sexta-feira sobre a campanha no Porto faltou o rigor e a distância. O jornal "I" vai passeando ao lado...
Texeira dos Santos Arriscou tudo por Elisa Ferreira e saiu derrotado.
JSD Porto Meireles parabéns e a todos que sei que foram incansáveis.
Leiria Responsabilidade da direcção Nacional do PSD na perda desta capital de distrito.
Rozeira Impressionante a cadência de vitórias com selo de trabalho feito em Nevogilde. O presidente no seu estilo renova naturalmente a confiança dos eleitores e merece.

10 de outubro de 2009

Autárquicas II

Caiu o pano sobre a campanha autárquica.
Ao longo destas duas semanas estive em Faro, sobretudo em Faro mas sempre que pude com um ouvido no Porto.
Já vivi algumas campanhas para dizer que o que se passou na capital do Algarve foi vergonhoso e no mínimo indigno para as suas gentes. É impressionante as tarjas distribuídas pela cidade a dizer "inaugurado", "concluído" e tudo pago com dinheiro da autarquia. Houve a par disto uma onda infundada de rumores na tentativa de desacreditar Macário Correia. Desde que escrevi o último post a falar do debate em Faro, não houve um aumento de discussão sobre os problemas estruturais da cidade. E não houve aumento porque não houve debate. Apolinário imiscuiu-se de responder pelo seu projecto, pediu carta em branco ao eleitorado e quis falar de Tavira. Um autarca quando se recandidata tem de falar obrigatoriamente dos 4 anos passados e prestar contas do que fez e do que não fez. Não conhecia com uma maior aproximação Macário Correia, mas hoje estou convicto que é a opção mais certeira que os farenses podem tomar este domingo.

Muitas vezes no auge das campanhas, no calor do combate eleitoral tenta-se chegar a todos de todas as maneiras. Mas não se pode (então numa de Junta de Freguesia é exemplar) galgar as competências do orgão a que se candidata, prometendo mais do que quando for eleito poderá na prática fazer. Esta prática continua regular e sem discussão e só irá ser resolvida quando os candidatos forem elucidados das competências que lhe são conferidas e não as que eles desejariam que fossem conferidas.

Quanto à minha cidade, só posso ter uma escolha. Rui Rio.
O PS foi sobranceiro ao pensar mais uma vez que o Porto se ganha com nomes e grandes figuras.

8 de outubro de 2009

Autárquicas

Estas últimas semanas têm sido intensas e não tenho vindo aqui escrever.
Entramos na recta final dos três actos eleitorais e sem dúvida alguma nas cidades que mais directamente me dizem respeito espero que segunda-feira Rui Rio e Macário Correia sejam conduzidos como presidentes da câmara do Porto e de Faro.