8 de janeiro de 2010

Assim vai Portugal...

Isto é politica pura, jogamos todos este jogo. Mas será que as actuais futuras gerações terão poder suficiente para ter o discernimento necessário de ver o que está a passar?

O casamento entre homossexuais foi aprovado no Parlamento há minutos. Por mim já deveria ter sido aprovado.

Maioria de esquerda, suposto tema de esquerda, aprovado pela esquerda. Não vislumbro grandes problemas e para mim é um direito que assiste a quem o quiser aplicar. Penso mesmo que a minha geração e as antecedentes terão esta visão menos apegada a costumes bastante tradicionalistas e tendem todos para a respectiva legalização.

Para mim o problema grave é outro. Como disse o Presidente da República (e assinando por baixo) devemos neste momento concentrar-nos nas questões que nos unem e não nas que nos fracturam. Está certamente em causa um desmembramento de opinião momentâneo que o tempo atenuará mas que podia ter sido adiado ou antecipado.

Mas a noticia que marca o dia é outra. A taxa de desemprego atingiu 10.3% (http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1417211) e tem vindo sempre subir . Ontem Portugal ficou a saber que o valor que produzimos já não chega para as dividas acumuladas e em 2015 chegará aos exorbitantes 125% de rácio da dívida pública (http://www.ionline.pt/conteudo/40738-bpi-grandes-obras-vao-pesar-no-bolso-do-contribuinte-mais-cedo-do-que-se-pensa)

Até quando poderemos viver assim descontrolados? Não sei, mas hoje seguramente o assunto principal será o casamento entre pessoas dos mesmo sexo e o quanto isso irá contribuir para a felicidade dessas pessoas. Mas esquecem que existe uma situação gravíssima que irá afectar gerações futuras na sua estabilidade e felicidade. Eu sei que neste momento não parece ser tão fracturante, mas é um engano. Está em causa uma mentalidade incomportável e que quero ter fé que a minha geração não se coaduna e que vai ter a coragem de ter uma atitude responsável. Mas infelizmente não vamos poder ter essa opção. Vamos ter mesmo de ser responsáveis.


Sem comentários: