7 de julho de 2011

Parou! Baixem a música que o baile já continua...

Está tudo muito divertido a dançar, o espaço cénico é belíssimo, temos convidados honrosos e tudo o que uma história rica precisa de ter. Com pena esta é dramática e por isso todo o dramatismo prefere-se na ficção e não na realidade.
Estamos com um Governo que tomou posse há 15 dias, temos 85% da população a anuir a um esforço demoníaco de controlo orçamental e mesmo assim temos pessoas a tentar atirar todas as culpas para factores externos a nós acerca da situação que vivemos. Calma, eu sei que existe pessoas inteligentes e espertas.
As inteligentes são as que conseguem dissecar numa grande e irresponsável bagunça, a respectiva atribuição de responsabilidades. Os espertos, aproveitam essa bagunça para criar mais poeira e tornar mais difícil a missão de quem é inteligente.
Pois bem, ontem tivemos uma péssima noticia. Uma agência de rating, (ao tempo que escrevo este artigo, deve haver pouca gente que não saiba o que é) desceu o nosso nível de capacidade de resposta aos nossos compromissos pós 2013 para um injustificável nível de incapacidade total. A opinião sobre esta decisão escreverei mais à frente.
Hoje, dos poucos dias que tenho tempo de passar em revista de forma mais exaustiva a imprensa, leio uma crónica de um dos dois principais redactores chefe do Diário de Noticias, Ferreira Fernandes (FF) algo que parece ser uma ocasião de um digno esperto. Um jornalista que deveria pertencer ao lado de que disseca os factos embrulhados, está a atirar poeira.
O titulo era sugestivo, "Felizmente Sócrates foi embora", e assim num ápice, todos nós que não queremos estar na situação que estamos, diriamos, o senhor descobriu a pólvora. Como o titulo era mais do mesmo, pensei que pudesse estar a cobrir uma simulação de como estaríamos agora se esse politico ainda estivesse na posição de Primeiro-ministro. Nisto quando começo a ler, vejo que o que estava a encobrir era viagem de borla que toda esta situação provocou para desculpabilizar José Sócrates. "Até agora ele era aquela árvore que tapava a floresta das Moody's. A culpa era dele, só dele, dizia-se, e boa parte de Portugal andava encandeado com essa culpa. Agora já quase todos conseguimos ver a rataria das agências - é um passo em frente. O perigo seria que o PS, ressabiado pela animosidade anterior dos adversários, quisesse pagar com a mesma moeda." (FF). Com certeza que este senhor deve ser mais lúcido, inteligente e perspicaz do que eu. Só que eu que não quero ser esperto, não permito que se misture as diferentes contribuições e responsabilidades para o desfecho que hoje se vive e em que demasiada gente se aproveita.
Aliás como gosta de falar, e até acho bem, do Ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, vá ao blogue dele e procure os dados estatísticos sobre a economia portuguesa nas últimas duas décadas. Depois pergunte a si mesmo se continua achar que o senhor José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não é o responsável mais responsável entre os responsáveis que levaram este país para onde está metido. De certeza que o titulo da sua crónica continua a ser o mesmo mas com outra entoação.
Se quiser depois até pode cobrir de adjectivação todas as agências de rating que existem, a sua falta de fiscalização e a fatia de responsabilidade que possuem, que até o ajudo. Mas pegar em combates de sobrevivência nacional e meter tudo no mesmo saco, alguém tem de lhe dizer que esse tempo já foi e nós os mais novos não vamos permitir que os incompetentes tenham sempre quem utilize uma esponja sobre o seu passado.
Portanto, baixamos a música, fazemos o ponto prévio e depois podem continuar a festa mas agora sem pensar que tudo é lúdico e que todos continuam parvos.



Sem comentários: